O Fundão é uma das regiões em destaque na edição de 2024 do Programa Promove – O Futuro do Interior, com a aprovação de um projeto promovido pelo Centre for Food Education and Research, para valorizar os recursos agrícolas da região.
O programa da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), concedeu um total de 5,2 milhões de euros a fundo perdido a 26 projetos e 16 ideias para impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior do país.
Um dos projetos selecionados foi o “NURTURE”, promovido pelo Centre for Food Education, que visa ser implementado no concelho do Fundão.
A iniciativa pretende transformar subprodutos e excedentes da agricultura local em novas oportunidades de negócio, de forma a reduzir o desperdício e criar oportunidades para a diversificação de fontes de rendimento dos agricultores.
O projeto insere-se na categoria de projetos piloto, cujo apoio vai até 150 mil euros e onde se inserem mais quatro projetos para os concelhos da Covilhã, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Sertã, nas áreas de prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e valorização do capital simbólico.
Já na categoria de projetos Investigação e Desenvolvimento mobilizadores, com um apoio até 250 mil euros, foram selecionados outros cinco projetos na área das novas culturas e produtos naturais; águas termais; e parques e reservas naturais.
Quanto às ideias inovadoras desenvolvidas por estudantes universitários, que recebem prémio de 5 mil euros, a Universidade da Beira Interior viu selecionadas nove ideias para criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial; prevenção de riscos naturais e valorização do capital simbólico.
Desde o seu início, em 2018, que o Programa já mobilizou mais de 17 milhões de euros em apoios.