Quatro escolas do concelho do Fundão aderiram, mais uma vez, à iniciativa Escola Eletrão, promovida a nível nacional para a recolha de pilhas, baterias e resíduos elétricos, com a ajuda da comunidade. A campanha, que já vai na sua 14ª edição envolve várias escolas do distrito de Castelo Branco.
Escola secundária, escola profissional do Fundão, escola básica Serra da Gardunha, e escola básica de Silvares são os estabelecimentos escolares do concelho fundanense que aderem à campanha Escola Electrão.
A iniciativa convida não apenas os alunos, mas também toda a comunidade a entregar os seus resíduos elétricos, ajudando assim as escolas a recolher materiais que são convertidos em prémios.
Por cada 100 quilos de pilhas ou lâmpadas recolhidas, ou por cada tonelada de equipamentos elétricos, as escolas recebem cheques-prenda no valor de 75 euros.
No âmbito do programa, as escolas também são incentivadas a organizar atividades de sensibilização com a comunidade, como o desafio Repórter Electrão, que desafia alunos e professores a criar reportagens sobre a reciclagem, premiando os melhores trabalhos em 50 euros.
Além do Fundão, outras instituições do distrito de Castelo Branco, como a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, o Conservatório Regional de Música da Covilhã, a secundária Campos de Melo ou a escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, também aderiram à campanha.
Ao todo, são 13 as escolas participantes em todo o distrito.
A ação conjunta já resultou na recolha de mais de 7.000 toneladas de resíduos desde o início da campanha.
As escolas interessadas em participar ainda podem inscrever-se através do site oficial do Electrão.