A Casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco, nos próximos dias 19 e 20 de outubro, vai ser palco das jornadas “Arqueologia da Freguesia de Castelo Branco. Passados – que matérias? Futuro – que horizontes?”, organizadas pela Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ). O evento decorre no âmbito das comemorações do Dia Europeu dos Amigos dos Museus e é aberto ao público em geral.
Trata-se de um encontro científico e cultural organizado em parceria com a Junta e Assembleia de Freguesia de Castelo Branco. O objetivo passa por aprofundar o conhecimento sobre o património histórico e arqueológico daquela localidade, bem como debater os desafios que se colocam à sua preservação no contexto das mudanças urbanas e rurais do século XXI.
O encontro vai reunir especialistas envolvidos em projetos arqueológicos e de registo patrimonial desenvolvidos em Castelo Branco entre 2022 e 2024.
O programa inclui apresentações de comunicações, debates e pósteres sobre História e Arqueologia locais, além de um conjunto de atividades culturais.
Entre os destaques está o lançamento de uma nova edição da obra “Antiguidades” (1903), de Francisco Tavares de Proença Júnior, que terá lugar no Solar dos Cardosos no dia 19, às 18h15, com o apoio da Pinacoteca José Barata de Castilho.
No mesmo dia, há música com Miguel Carvalhinho na Casa do Forno, às 21h30.
Já no dia 20 de outubro, às 14h45, está agendada uma visita guiada à zona histórica de Castelo Branco, que começa no castelo e termina na Sé.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia por e-mail (samtap.jr@gmail.com). O programa completo e mais informações estão disponíveis na página de Facebook da SAMFTPJ.