O Fundão foi um dos 110 municípios que, em 2024, receberam a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável” sendo mais uma vez distinguido pelas práticas efetivas de apoio às famílias.
É o 13º ano que o concelho do Fundão é reconhecido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, por adotar “medidas facilitadoras da vida familiar e de conciliação de vida familiar e laboral”.
Algumas das medidas adotas pelo município fundanense e inscritas no inquérito do Observatório, prendem-se com a área da maternidade e paternidade, onde oferece formação conjugal e parental, consultas jurídicas, e redes de apoio para crianças e de ajudantes familiares.
Nos serviços básicos, implementa tarifas familiares ajustadas ao consumo per capita para água, saneamento e resíduos, e tarifas sociais para famílias de baixos rendimentos. Na educação, apoia transportes e refeições escolares com prioridade para famílias carenciadas, promove a oferta e reutilização de manuais escolares, atividades extracurriculares a preços acessíveis e apoio a crianças com dificuldades de aprendizagem.
Existem, no entanto, questões que o Fundão ainda não desenvolveu, como a isenção ou redução de IMT para famílias com filhos a cargo.
Ainda assim, o município foi mais uma vez distinguido com a bandeira verde “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, juntando-se a outros 110 concelhos. No distrito de Castelo Branco, Oleiros e Vila de Rei também fazem parte da lista.
Já no distrito da Guarda, o próprio município da Guarda, Sabugal, Seia, Celorico da Beira, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Gouveia são outras autarquias familiarmente responsáveis.