A Feira de Inovação Agrícola do Fundão voltou a ficar marcada pela apresentação ao público de soluções inovadoras para a fruticultura e flora existentes na região. Alguns dos projetos são financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e têm sido desenvolvidos nas instituições de ensino superior. A reportagem da RCB encontrou vários sistemas operativos agrícolas para o controlo da rega, escolha e avaliação do calibre das frutas, mas também novos mecanismos de proteção de culturas expostas às variações climáticas. A rastreabilidade da fruta do Fundão, através da tecnologia, foi outra das ferramentas apresentadas.
Oiça a informação com Dulce Gabriel (RCB)
As alterações climáticas e a deteção de incêndios na hora entre os projetos expostos na Feira de Inovação Agrícola. A FIA onde também foi dado a conhecer o projeto MED WET que consiste na melhoria da eficiência da rega e abastecimento de água aos pequenos agricultores da região mediterrânica através do fornecimento de tecnologias eficientes de baixo custo e baseadas na natureza.
No âmbito deste programa, o Município do Fundão desenvolve, na Quinta Experimental do Seminário, um projeto piloto onde está a ser testada uma tecnologia de irrigação inovadora desenvolvida pela Universidade de Wismar, na Alemanha, aplicada à produção de cereja.
Esta tecnologia pretende afirmar-se como uma solução de irrigação eficiente e sustentável com baixo consumo de água e de baixo custo, utilizando materiais naturais e disponíveis a nível regional.