Após vários avanços e recuos, eis que, finalmente, a obra está concluída para ser inaugurada e utilizada pelos munícipes, a partir de 19 de outubro. Os trabalhos de requalificação custaram cerca de 600 mil euros.
A cerimónia está agendada para as 16 horas e faz parte das comemorações do 154º aniversário de elevação da Covilhã a cidade.
A infraestrutura desportiva e espaço envolvente é propriedade da Fundação Inatel, mas foi cedida ao município por 15 anos, renovável automaticamente por períodos idênticos, estando previsto o pagamento de uma comparticipação mensal à Fundação Inatel de 1.661 euros.
A três dias do evento, a RCB quis saber, o que foi feito no imóvel.
Em declarações à RCB, o vereador do desporto e associativismo da Câmara Municipal da Covilhã, refere que ” do ponto de vista de intervenção, houve a intervenção de acessibilidades para deficientes na zona do público, que não havia, isolamento, caixilharias, nova cobertura, enfermaria e zona envolvente, para além do piso que foi todo arranjado, portanto, houve intervenção a nível dos balneários, eu quase que diria, que está praticamente um pavilhão novo, sendo que a sua estrutura mantém-se, aquele que todos nós conhecemos ao longo destes anos. Portanto, a ideia é continuar a dar possibilidade às pessoas de poderem praticar toda e qualquer modalidade naquele espaço, isto é, ser um pavilhão da cidade e para a cidade, para as várias modalidades e ele vai estar equipado para isso mesmo, para poder dar resposta às várias modalidades que se praticam no pavilhão, com uma equipa da divisão de desporto do município, dinâmica, e que irá ajudar as pessoas a que assim seja, que irá ajudar essa utilização, e numa fase inicial, vamos também ajudar a UBI, cujos pavilhões vão para obras, e por isso é necessário, nós apoiarmo-nos mutuamente, naquilo que é a utilização das infraestruturas desportivas, onde vamos ter também a funcionar os nossos programas de desporto a funcionar durante o dia, portanto, a ideia é que, o pavilhão não tenha só uma actividade a partir das 17h30-18h, mas que passe a ter uma actividade diária”, disse José Miguel Oliveira.
Recorde-se que o pavilhão da Fundação Inatel/Câmara municipal da Covilhã está situado junto ao complexo desportivo da AD Estação.