O Programa Regional do Centro (Centro 2030) lançou um concurso com uma dotação de 11 milhões de euros de fundos europeus, para apoiar o desenvolvimento de produtos turísticos intermunicipais. O concurso, direcionado às Comunidades Intermunicipais, foi aberto recentemente na região centro.
De acordo com a Comissão Diretiva do Centro 2030 em comunicado, o objetivo é apoiar “projetos de investimento para a criação ou consolidação de produtos turísticos integrados, diferenciadores e com qualidade”, contribuindo para afirmar a Região Centro como um “destino turístico de excelência”.
Isabel Damasceno, presidente daquela comissão, explicou que os “apoios se inserem na estratégia global de apoio ao setor do turismo na região”, procurando também “consolidar as recentes competências das Comunidades Intermunicipais na área do turismo”.
Os projetos financiados devem envolver empresas locais e promover a integração dos recursos turísticos da região. Além disso, o apoio abrange “ações de promoção e comunicação dos produtos e recursos turísticos selecionados em cada Comunidade Intermunicipal”.
A iniciativa tem como base pilares estratégicos que organizam os recursos da região, incluindo Cultura, Património, Gastronomia, Natureza, Turismo Espiritual, entre outros.
A ação pretende organizar as dinâmicas municipais e consolidar as capacidades das Comunidades Intermunicipais, reforçando a região centro como um destino turístico competitivo e inovador.