Gonçalo Barata foi o vencedor da décima edição do Concurso de Fado Amália Rodrigues, no Fundão, que este ano contou com a organização do município fundanense e da associação Fado Cale.
Os seis finalistas, cinco mulheres e um homem, do Concurso de Fado Amália Rodrigues, que decorreu este domingo, 20 de outubros, no Octógono, no Fundão, receberam ovações prolongadas do público presente perante a qualidade exibida.
Ana Rita Ramalho (Mora), Catarina Amaral (Soito – Sabugal), Cecília Goncalves (França), Gonçalo Barata (Moita), Inês Costa (Avintes) e Joana Teixeira (Leiria) foram as vozes que participaram na décima edição do Concurso Amália Rodrigues.
Gonçalo Barata foi o vencedor do evento. Joana Teixeira em segundo lugar e Inês Costa em terceiro. A Menção Honrosa Mário Silva foi atribuída a Ana Rita Ramalho.
Sebastião Pereira e Filipe Núncio (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola fado) e Diogo Pinto (viola baixo) foram os músicos que acompanharam em palco os concorrentes.
Cinco elementos integraram o júri: Custódio Castelo (músico e docente na ESART – Castelo Branco); Alcina Cerdeira (vereadora da CMF); Joana Amendoeira (fadista); Tiago Torres da Silva (poeta) e José Rodrigues (Fundação Amália Rodrigues).
O vencedor do concurso, 24 anos, natural da Moita (Setúbal) em declarações à RCB, atualmente a estudar em Castelo Branco, desde muito cedo começou a ouvir fado “que se tornou uma verdadeira paixão”
Oiça as declarações de Gonçalo Barata
c/ Ana Gil