A Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceu uma colaboração internacional com duas instituições brasileiras para desenvolver uma investigação dedicada ao estudo da obra do filósofo Michel Henry.
O filósofo e romancista francês Michel Henry é um dos mais influentes pensadores do século XX, tendo trabalhado na área da Fenomenologia.
A parceria entre a UBI, a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Franciscana resulta do reconhecimento das relevâncias filosófica e cultural do pensamento do autor francês e a necessidade de aprofundar a sua análise no contexto da investigação filosófica contemporânea.
Entre as ações previstas no projeto de investigação estão a partilha de conteúdos, mobilidade de investigadores e estudantes, congressos e seminários, e ainda a produção de tradições e estudos originais sobre a obra de Michel Henry.
Com um prazo inicial de dois anos, renovável por mais dois, o projeto envolve atividades que, de acordo com a UBI, vão beneficiar não só investigadores, mas também docentes e alunos de todos os ciclos de estudo.
Por parte da UBI, a coordenação fica a cargo de docentes dos departamentos de comunicação, filosofia e política, contando com a colaboração de grupos de investigação dedicados ao estudo da filosofia.