A Mutualista da Covilhã, com o projecto “MentAldeias Verde”, foi a vencedora da primeira edição do prémio nacional “Ideias para a transformação”. A iniciativa foi promovida pela associação portuguesa de mutualidades. O anúncio foi feito durante as comemorações do dia nacional do mutualismo que decorreram em Lisboa.
Na primeira edição a iniciativa premiada foi o “MentALdeias Verde”, uma vertente ligada à sustentabilidade ambiental do projecto “MentALdeias – apoio psicossocial pós incêndios”, que está no terreno desde finais do ano passado em seis aldeias do concelho da Covilhã que afetadas pelo incêndio de 2022 na Serra da Estrela; Orjais, Sarzedo, Verdelhos, Vale Formoso, Aldeia do Souto e Atalaia
Este prémio pretende distinguir anualmente ideias e projetos nos domínios da transformação digital e da sustentabilidade ambiental. No âmbito do “MentAldeias” a Mutualista da Covilhã decidiu complementar as actividades de desenvolvimento psicossocial e bem-estar das populações com um conjunto de acções de educação ambiental, direccionadas para a população sénior das comunidades abrangidas com o intuito de a capacitar sobre práticas sustentáveis, como compostagem e reciclagem, promovendo uma recuperação mais verde e resiliente.
Citado em comunicado, o presidente do conselho de administração da Mutualista da Covilhã afirma que “era uma vertente que inicialmente não estava prevista, dado que o nosso foco era essencialmente o do apoio psicossocial, mas que acabou por surgir naturalmente no seio do projecto à medida que foi sendo executado”.
Nelson Silva acrescenta que “o MentALdeias Verde” pretende responder “às necessidades de recuperação ambiental e fortalecimento da resiliência comunitária nas áreas afectadas pelos incêndios de 2022, numa abordagem que melhora a consciência ecológica dos participantes, contribui para a regeneração do ambiente local e constrói comunidades preparadas para futuros desafios ambientais”, acrescentando que receber esta distinção tem um significado especial para a instituição.