O projeto de requalificação da rua do Barreiro, foi apresentado há cerca de um ano, no aniversário da aldeia, e as obras, da responsabilidade da Câmara da Covilhã, vão agora arrancar. Segundo a presidente da junta, Sandra Ferreira, trata-se uma intervenção importante para a mobilidade na zona antiga do Sobral.
“Vamos começar nas próximas semanas, finalmente, com a intervenção na rua do Barreiro que é uma requalificação muito importante. É uma rua com um problema de acessibilidade gravíssimo é uma rua alternativa à saída do cemitério, é como se o trajeto fosse em círculo.”
A obra, no valor próximo dos 90 mil euros, vai ainda valorizar a secular sobreira, que fica no percurso desta artéria, e que a junta pretende classificar.
“Ela terá mais de 200 anos com toda a certeza, todo o espaço à volta dela vai ser ajardinado, vai ficar ali um jardim onde todos poderão descansar à sombra da sobreira. Estamos também a tentar classificá-la, estamos a ver o exemplo de outros vizinhos também com árvores centenárias e a ver quais são os critérios para tentar classificá-la”.
É a esta centenária sobreira e a outras que proliferam pela aldeia, que o Sobral fica a dever o nome. “Sim, temos quase a certeza disso, até pela toponímia.”
Sandra Ferreira, presidente da junta de freguesia de Sobral de S. Miguel em entrevista ao programa Flagrante Direto da RCB.