O Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, no sábado, 2 de novembro de 2024, entre as 14h30 e as 18h00, na Real Fábrica Veiga, promove uma oficina têxtil.
“Descobrir a diversidade de cores que nos proporciona a tinturaria natural usando uma só planta” é um dos propósitos da oficina têxtil que o Museu dos Lanifícios, na Covilhã, organiza no próximo sábado.
É com uma visita guiada à exposição, «9 Cores, 3 Geografias» de Marta Leite, patente ao público até 2 de novembro, na Galeria da Real Fábrica Veiga, que mostra a diversidade cromática de múltiplos lugares através da flora que os habita, que começa o programa do evento.
De acordo com a direção do Museu, na oficina têxtil, os participantes irão explorar o tingimento com ramos de oliveira, descobrindo quantas cores se obtêm com esta planta. A extração dos banhos de cor, a preparação das fibras e a modificação de cores “serão feitos com base nas receitas de mestres tintureiros franceses do séc. XVIII, atualmente em estudo no âmbito do projeto de investigação REVIVE: os fios do passado a tecer o futuro: as cores da Real Fábrica da Lanifícios da Covilhã, 1764-1850”, explica.
No final, cada participante levará para casa as amostras de tingimento e a respetiva receita.
A participação é gratuita, mas é necessária a inscrição através do muslan@ubi.pt ou do 275 241411 (Chamada para a rede fixa nacional). 15 é o número máximo de participantes.
Saiba + em: www.museu.ubi.pt