Bertha Santos, investigadora da Universidade da Beira Interior, e Cláudia Mendes, do município de Oleiros, são vencedoras do Prémio CEI-IIT (Investigação, Inovação e Território), promovido pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI). A distinção pelo projeto de otimização na recolha de bio resíduos em áreas rurais, é entregue esta quinta-feira, na Guarda.
Uma abordagem baseada em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para otimizar serviços de recolhe de bio resíduos em municípios rurais de baixa densidade, é o desígnio do projeto que une a Universidade da Beira Interior e a Câmara Municipal de Oleiros.
Projeto que será distinguido pelo Centro de Estudos Ibéricos, nos prémios Investigação, Inovação e Território e apresentado esta quinta-feira, 31 de outubro, na sessão de entrega de prémios, na Guarda.
Ao todo vão ser distinguidos 11 investigadores de universidades de Portugal e Espanha, apoiando cada projeto com um montante de 1500 euros cada.
A iniciativa visa apoiar trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade.
Nesta edição foram selecionados seis projetos de entre os mais de 30 apresentados a concurso. Os prémios são entregues a partir das 18h00 na biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.