A edição 2024 do Míscaros – Festival do Cogumelo está cada vez mais próxima e as inscrições para os famosos passeios micológicos na serra da Gardunha, uma das componentes mais concorridas, abrem já esta sexta-feira, 1 de novembro.
Este ano, o festival promovido pela Liga dos Amigos do Alcaide, conta com mais dois dias de certame, realizando-se de 13 a 17 de novembro.
Uma das principais componentes dos Míscaros são os passeios micológicos que, de acordo com o presidente da Liga, têm tido cada vez mais adesão.
Fernando Tavares refere que também para o conceito do festival, que este ano tem como tema principal “A Floresta”, as caminhadas são um elemento fundamental.
“É a coisa que mais se interessam e é também o que nós queremos: ensinar as pessoas apanhar cogumelos, a cuidar da floresta, é muito importante. Às vezes vamos para a floresta tentar apanhar cogumelos, mas temos que saber apanhar cogumelos, não deixar lixo na floresta, se um cogumelo está em crescimento saber deixá-lo estar, se um cogumelo não presta deixá-lo lá estar, porque também faz parte do nosso ecossistema”, referiu o presidente da liga na apresentação do cartaz deste ano.
Na mesma sessão, o especialista em cogumelos, Cândido Henriques, explicou que o Alcaide se situa na serra da Gardunha, onde existem “vários ambientes, desde o souto ao carvalhal, passando pelo eucaliptal”. E o que acontece nestes passeios também é “perceber que há espécies por cada habitat”.
Para melhor dar a conhecer o território, os tipos de cogumelos e as boas práticas de recolha, as várias caminhadas que se vão realizar ao longo do festival contam com preletores de “excelência”.
Além de Cândido Henriques, também Anabela Marisa Azul, Ricardo Torres, Sílvia Leão e Marco Ferraz vão acompanhar os caminhantes nesta iniciativa.
Está ainda programado um passeio canino, com a presença do treinador Ezequiel Sousa, e uma caminhada de identificação e recolha de plantas selvagens com Alice Montanha.
No final de cada passeio, o chef Filipe Arvelos prepara uma degustação para os participantes.
As inscrições, que segundo Fernando Tavares, são preenchidas rapidamente, e todas as informações sobre as iniciativas ficam disponíveis a partir desta sexta-feira, 1 de novembro, nos canais oficiais do festival.
A apresentação do programa oficial está marcada para este domingo, 3 de novembro, na sede da Liga dos Amigos do Alcaide.