O agrupamento de escolas Frei Heitor Pinto está envolvido num projecto europeu pioneiro que promove o ensino inclusivo da Biologia para pessoas cegas e com deficiência visual na Europa. A iniciativa envolve instituições de Portugal, Alemanha, Espanha, Polónia e Lituânia.
Em comunicado, a direcção do agrupamento refere que esta iniciativa pretende “revolucionar o ensino da biologia para alunos cegos e com deficiência visual em toda a Europa, através do desenvolvimento de um conceito pedagógico inovador e adaptados 700 materiais de aprendizagem inclusivos em 2D e 3D, que vão ser disponibilizados gratuitamente para professores e alunos”.
Todo o conteúdo adaptado vai ser disponibilizado gratuitamente através do banco de dados “ProBlind”, que permite o suporte a várias línguas, acreditando as entidades envolvidas que o “BioTact” vai “proporcionar igualdade de oportunidades para estudantes com deficiência visual, mas que também vai apoiar professores com menor experiência em ensino inclusivo”.