A artista visual Patrícia Machás inaugura esta sexta-feira, 8 de novembro, às 16h00, no Espaço Pontes do Fundão a exposição “O Espectro na Câmera”. Patente até janeiro de 2025, a mostra oferece uma experiência artística interdisciplinar e imersiva que explora a curiosidade e a perceção do observador.
A exposição de Patrícia Machás abre ao público no Fundão, numa parceria entre a ARS I&D e a Appleton – Associação Cultural.
A obra principal da lisboeta Patrícia Machás, “A Revelação do Espectro”, foi originalmente apresentada no contexto do programa Appleton Garagem, onde a artista integra vídeo, som e uma lanterna a petróleo numa instalação que simula o processo de revelação fotográfico.
Com uma abordagem sensorial, a obra combina imagens e sons que envolvem o espectador numa narrativa fragmentada, sugerindo uma pulsação visual que se revela e transforma diante do olhar.
Nesta versão adaptada ao Fundão, “O Espectro na Câmera” oferece uma experiência diferenciada. O público só terá acesso à obra através de uma pequena abertura na montra do Espaço Pontes, criando um estímulo de curiosidade e limitando o ângulo de observação para intensificar a experiência de descoberta.
Patrícia Machás, conhecida pela sua exploração da perceção visual e auditiva, transporta os visitantes para um universo em que as fronteiras artísticas e sensoriais se diluem, criando uma narrativa não linear e inovadora.