“25 de Abril de 1974”, da companhia Mala Voadora, é a peça de teatro que vai estar em cena no Fundão, no próximo dia 16 de novembro, no âmbito da iniciativa “Há Teatro na Moagem”, desenvolvida em parceria pelo município e a ESTE – Estação Teatral.
Inspirado no filme de John Smith, The Girl Chewing Gum, o espetáculo é uma tentativa de fazer com que a realidade assuma o papel de ficção, com se a revolução de abril de 1974 fosse a encenação de um artista.
Nesta peça, uma voz de comando sobrepõe-se a imagens do 25 de abril, dando a conhecer os factos que garantiram a instauração da democracia em Portugal, mas evidenciando também os mecanismos de construção ficcional e de construção de realidade manipuladas.
A sobreposição da voz às imagens, como se de instruções para o que está a acontecer se tratasse, cria ainda uma situação propícia à “des-banalização” das próprias imagens.
Com direção e texto de Jorge Andrade e interpretação de José Neves, o projeto tem consultoria de Joaquim Furtado, o locutor que, na madrugada de 25 de abril de 1974, leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas na Rádio Clube Português.
A peça está em cena no próximo sábado, 16 de novembro, às 21h30 n’A Moagem. A entrada tem um custo de seis euros para público em geral, e pode ser adquirido através dos contactos ou diretamente na bilheteira d’A Moagem.