Realizou-se no último fim de semana e pela primeira vez, a competição Asian Cup de PARA Snowboard (Snowbord Adaptado), de Banked Slalom (BSL). O atleta da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (Covilhã), conquistou a medalha de prata e 68 pontos FIS.
A prova disputou-se após cinco dias de treino no FIS Development Cup no Ski Dubai.
O português partilhou o pódio com atletas da Lituânia (Rapolas Micevicius) e Geórgia (Valerian Lomaia), na categoria SB-LL2 (amputados abaixo do joelho).
Durante o segundo dia de competição, Diogo Carmona, voltou a ficar em segundo lugar da classificação e ganhou mais 68 pontos FIS, ficando a 1,18 segundos do vencedor da prova, o lituano Rapolas Micevicius.
O evento desportivo internacional decorreu numa das maiores pistas de neve indoor a nível mundial (Ski Dubai) e contou com a participação de Snowboarders de 10 países:
Portugal, Brasil, Eslováquia, Países Baixos, Geórgia, Reino Unido, Roménia, Polónia, Canadá e Lituânia.
O Selecionador Nacional de Snowboard da FDI-Portugal, Nuno Marques (“Mancha”), acompanhou o atleta luso de desporto adaptado, ao longo da prova.
Entretanto, numa parceria Federação de Desportos de Inverno de Portugal e Universidade da Beira Interior, realiza-se dia 13 de novembro, a partir das 10 horas, no Anfiteatro 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UBI), um seminário sobre Ética no Desporto e na Montanha.
São palestrantes: Jorge Heleno, Rúben Antunes e Pedro Cuíça.