A associação de municípios da Cova da Beira vai avançar com o projecto “Arbori Mun”, que vai permitir às autarquias realizar o inventário e a gestão do arvoredo urbano na região. O plano foi desenvolvido na sequência da alteração legislativa que pretende regular as operações de poda, os transplantes e os critérios aplicáveis ao abate e selecção de espécies a plantar.
Em comunicado, a associação de municípios da Cova da Beira refere que a legislação em vigor “aponta também para a criação de um regulamento municipal de gestão do arvoredo em meio urbano, tendo sido apresentada uma proposta para ser adaptada à realidade de cada concelho”.
A ferramenta “Arbori Mun” utiliza software de código aberto, livre de taxas e de licenciamentos pela sua utilização e é suportada pela infraestrutura de base de dados da AMCB, que tem permitido aos municípios noutras temáticas ligadas ao ordenamento do território alojar a cartografia que vai sendo produzida pela associação e pelos municípios, facilitando os processos de gestão nas autarquias.
Citado neste comunicado, o presidente da associação de municípios da Cova da Beira refere que “esta ferramenta vai permitir que aos cidadãos consultem informações detalhadas sobre as espécies arbóreas e intervenções realizadas no arvoredo urbano contribuindo para uma participação mais activa”.
Rui Ventura acrescenta que “esta iniciativa reforça o compromisso da associação de municípios da Cova da Beira com a transparência e o envolvimento da comunidade na preservação dos espaços verdes, ao mesmo tempo que apoia os municípios no cumprimento das exigências legais de gestão ambiental”.