O presidente da Câmara Municipal do Fundão foi reconduzido esta terça-feira, 5 de novembro, à presidência do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A reeleição acontece depois dos órgãos consultivos terem sido dissolvidos com a transformação em instituto público.
Paulo Fernandes ocupa o cargo de presidente do Conselho Regional da CCDRC desde outubro de 2020, altura em que foi eleito para este órgão após renúncia do anterior presidente. Foi reeleito em 2021 e voltou a ser esta terça-feira em Coimbra.
De acordo com a presidente do conselho diretivo, a eleição decorreu depois da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro ter sido transformada num instituto público de regime especial, o que fez com que os órgãos consultivos fossem dissolvidos e eleita nova comissão permanente, cuja presidência e vice-presidência se mantém.
Citada pelo Jornal Alvorada, Isabel Damasceno, lembra que “com as próximas eleições autárquicas”, em 2025, “irá haver novamente recomposição do Conselho Regional da CCDRC”, entendendo que era “muito tempo para ficar sem conselho regional, quando há posições a tomar e esclarecimentos a ter na região”.
No Conselho Regional, presidido pelo autarca fundanense, a vice-presidência continua com Carlos Figueiredo, presidente da Câmara de Seia.
Aos dois autarcas juntam-se ainda o presidente da Câmara de Ílhavo, o vice-reitor da Universidade de Aveiro e o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra.
O Conselho Regional que, no mesmo dia, anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar um plano de compensação à região, pela escolha de Alcochete para acolher o futuro aeroporto, e não uma localização a norte do Tejo.