Os pacientes da Unidade de Fibromialgia, Síndrome e de Sensibilidade Central e Dor Crónica da Mutualista da Covilhã vão poder frequentar gratuitamente o primeiro curso da área no país. Um benefício que surge ao abrigo de um protocolo de cooperação assinado entre a associação, a UBI e a Academia de Fibromialgia.
O curso arranca já este sábado, 9 de novembro, na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e prolonga-se até ao próximo mês de fevereiro, com duração de 30 horas distribuídas por seis sessões em regime presencial e b-learning.
Enquanto os restantes candidatos pagam 300 euros pela inscrição, os pacientes da unidade de fibromialgia da Mutualista vão ter acesso ao curso gratuitamente.
Para o presidente do conselho de administração da Mutualista, o protocolo de cooperação com a UBI e a Academia, “é extremamente importante, na medida em que permite conhecimento e formação de acesso livre” a pessoas que sofrem com aquela doença incapacitante.
Dirigido a profissionais da área da saúde e estudantes, o curso de fibromialgia tem ainda como público-alvo pacientes interessados em aprofundar cientificamente a doença de que padecem.
Esta é uma iniciativa organizada pelo Centro Académico Clínico das Beiras, Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e Academia Portuguesa de Fibromialgia, criada em 2023 na Covilhã.
O presidente daquele órgão e também diretor da valência da mutualista, José Luis Arranz Gil, tem “enormes expetativas em relação às mais-valias” que o curso pode oferecer aos cerca de já 40 inscritos.