O mestrado em Economia da Universidade da Beira Interior (UBI) foi acreditado pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, por mais seis anos. Qualidade do corpo docente e não docente, o grau de satisfação dos estudantes e os recursos e estruturas disponíveis foram os critérios da entidade de avaliação.
“Motivação, empenho, dinamismo, voluntarismo, espírito de sacrifício e capacidade de trabalho dos docentes” é uma das conclusões do relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE). Destaca-se o “esforço assinalável” dos docentes na “orientação das dissertações dos alunos, na construção de um espírito de equipa e na implementação de uma cultura de investigação no curso”. Outro aspeto é a capacidade do corpo docente nas atividades de investigação, que têm tido publicação de artigos em revistas científicas internacionais.
Quanto aos estudantes, “estão globalmente satisfeitos com o Ciclo de Estudos”, aponta a comissão. “Os estudantes sentem-se bem preparados para realizar a dissertação de mestrado” e consideram que o curso “complementa a licenciatura e aprofunda os conteúdos abordados no 1.º ciclo de estudos”, lê-se no relatório.
O documento faz ainda uma apreciação global positiva do pessoal não docente que dá apoio ao Mestrado em Economia.
Para a UBI, esta acreditação “é uma garantia da qualidade do ensino oferecido pelo Departamento de Gestão e Economia” e aproveita para alertar que as candidaturas ao mestrado naquela instituição vão abrir “nas próximas semanas”.