A Associação de Diabéticos da Serra da Estrela (ADSE) manifestou, na última Assembleia Geral, realizada no passado 9 de novembro, a sua “estranheza” e descontentamento por não ter sido incluída no painel de iniciativas locais para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se comemora a 14 de novembro.
Em comunicado, a ADSE afirma que a organização local das comemorações omitiu o estatuto da Associação “ao não a incluir no painel das iniciativas a desenvolver no programa Diabetes em Movimento”, o que causou “estranheza” à organização.
A Assembleia Geral da Associação de Diabéticos da Serra da Estrela apresentou, assim, “o seu mais veemente protesto pela exclusão” por parte da estrutura local responsável pelo projeto “Diabetes em Movimento”, sublinhando que a ADSE integra, a nível nacional, “um trabalho coletivo que não se compadece” com esta exclusão.
Apesar do ocorrido, a ADSE declara-se “aberta a parcerias e ações conjuntas que configurem contributos para a minimização dos efeitos da diabetes”.
A Associação lembra ainda que, “a nível local e regional, desenvolve um trabalho essencial na prevenção, formação e ação em diabetes”, além de integrar um projeto europeu da Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes.