A Universidade da Beira Interior (UBI) vai implementar até setembro de 2026, um plano para promover a saúde mental e bem-estar dos estudantes. “Altamente Saudáveis” inclui um vasto conjunto de medidas ativas de intervenção nos casos mais sensíveis, mas também de prevenção.
Coordenado pela Vice-Reitoria da Qualidade, Responsabilidade e da Ação Social, o projeto foi candidato ao Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da Direção-Geral do Ensino Superior, que vai financiar as atividades com 361 mil euros.
De acordo com Amélia Augusto, em comunicado, “as ações visam dar uma resposta mais adequada às necessidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional dos estudantes da UBI ao longo do percurso académico e na transição para o mercado de trabalho, favorecendo as condições de inclusão, integração e abertura à diversidade e ao bem-estar global”.
O plano passa pela reestruturação e reforço do Gabinete de Apoio Psicológico e por dar à comunidade académica conhecimentos que permitam atuar na área da saúde mental.
Previstas estão campanhas de sensibilização, workshops e seminários, um programa de treino para docentes, funcionários e estudantes e a criação de grupos de apoio de pares.
O projeto vai ter ainda uma vertente de comunicação. Além do portal da UBI, será desenvolvida uma aplicação móvel que integre funcionalidades de promoção do autocuidado e de promoção da saúde mental e a divulgação das atividades desportivas e de bem-estar.
Na vertente da avaliação e monitorização, prevê-se a identificação dos principais desafios e preocupações em relação à saúde mental; a realização de um inquérito anual que rastreie a satisfação com a vida, as crenças associadas à doença mental e o rastreio de sofrimento emocional.
Além da prevenção, o plano prevê dar uma resposta terapêutica para as perturbações mentais comuns. Rastreios, manual de autoajuda, grupos de apoio, intervenção psicológica individual, intervenção médica ou psiquiátrica e, se necessário, encaminhamento para serviços de saúde ou respostas terapêuticas são as fases de intervenção previstas.