Faleceu esta terça-feira, 12 de novembro de 2024, aos 77 anos, Ramiro do Carmo Cunha Reis. Foi sindicalista, vereador da Câmara Municipal da Covilhã e presidente da direção da Associação de Socorros Mútuos Covilhanense.
Ramiro do Carmo Cunha Reis, natural do bairro da Ajuda em Lisboa, escolheu a Covilhã para viver e desempenhar a sua profissão. Foi eletricista na empresa Ernesto Cruz, mas foram as opções políticas, e associativas que o tornaram conhecido na sociedade Covilhanense. Nomeadamente quando em 1989 se tornou vereador na Câmara Municipal da Covilhã.
Na vida sindical destaca-se a sua ligação ao Sindicato Têxtil como dirigente no início dos anos 80.Teve um papel destacado na importante greve de 29 dias dos trabalhadores dos lanifícios pela defesa dos direitos e contra divisionismo sindical. E durante três mandatos pertenceu aos órgãos sociais da Associação de Socorros Mútuos, hoje Mutualista da Covilhã (1992-93 vice presidente da direção; 2000 a 2002 presidente da assembleia geral e entre 2003-2005 como presidente da direção).
Os amigos reconhecem-lhe uma enorme determinação que fez dele uma figura marcante na cidade. Tinha 77 anos e morreu nesta terça feira.
As cerimónias fúnebres têm início cerca das 15h desta quarta-feira, dia 13 de novembro, estando em câmara ardente no Centro Funerário Moreira, seguindo na manhã da próxima quinta feira para o complexo Funerário de Castelo Branco onde será cremado.
À família enlutada, a Rádio Cova da Beira apresenta sentidas condolências.