Na sequência de queixas e críticas à recolha de lixo no concelho do Fundão, e da fase provisória de transição que decorre para uma nova concessão, a Coligação Democrática Unitária (CDU) do Fundão decidiu ouvir a opinião de munícipes e residentes no território fundanense.
Através de um inquérito online, a CDU do Fundão pretende saber o que pensam os fundanenses de um setor que em todo o concelho tem sido alvo de críticas. As queixas têm-se ouvido sobretudo na Assembleia Municipal do Fundão e em várias Assembleias de Freguesia.
De acordo com a Coligação, o questionário é de natureza confidencial e anónima e destina-se “a perceber o grau de satisfação dos munícipes do Fundão” com a recolha de lixo e a limpeza neste concelho.
No documento online, e depois de ser perguntado a idade, sexo, escolaridade, a morada (freguesia) são pedidas sugestões “para melhorar a recolha de lixo e a limpeza da sua terra”.
O inquérito pretende saber qual o grau de satisfação dos residentes no concelho (muito satisfeito (a), satisfeito(a), insatisfeito (a), muito insatisfeito (a) e sem opinião) em 10 áreas: número de contentores; localização e distribuição de contentores; frequência da recolha de lixo; higiene e limpeza dos contentores; manutenção e estado de conservação dos contentores; higiene e limpeza da zona envolvente aos após a recolha dos resíduos;
É também solicitada a opinião em relação ao número de elementos de mobiliário urbano de recolha de lixo (papeleiras, oleões, ….); limpeza e manutenção de mobiliário urbano de recolha de lixo, número de ecopontos da recolha seletiva e o tempo de resposta na recolha de equipamentos elétricos/electrónicos ou monstros/monos.
Veja aqui o inquérito: