De 29 de Novembro a 1 de Dezembro a vila do Paúl volta a receber mais uma edição da tradicional festa de Santa Bebiana. A iniciativa é organizada pela casa do povo daquela vila do concelho da Covilhã em parceria com a câmara municipal, junta de freguesia do Paúl e com o apoio da entidade regional de turismo do centro de Portugal.
As actividades arrancam na sexta-feira com um concerto dos “Crua”, que marca a recepção da padroeira. Este ano, o evento também conta com a presença de dois artistas em residência, que estão a preparar as atracções mais esperadas da festa. As actividades incluem danças e jogos tradicionais, percursos sonoros pelo património, oficinas manuais ligadas ao têxtil.
No sábado, a parte da tarde vai ser dedicada ao concurso na melhor jeropiga artesanal, com a mediação da “Quinta dos Termos”. Á noite tem lugar a procissão chocalheira e o sermão bebiano, que decorrem a partir das 22h00 no largo da praça a que se segue um espectáculo com por Sebastião Antunes e “A Quadrilha” em concerto e o “TradBalls” na facilitação de dança.
O festival termina no dia 1 de Dezembro, em que vai ser promovido um mercado transumante com antiguidades e artigos de segunda mão. Animação, gastronomia, música teatro e dança juntam-se a mercadores, artesãos, músicos, dançarinos, foliões, pregadores, sonhadores e pensadores para marcar a edição deste ano. Destaque ainda para a “Bebicleta Tribiana”, que vai percorrer as principais artérias da vila do Paúl, deste a alvorada até à recolhida “para alertar os mais distraídos para a magia do evento” refere a organização em comunicado.