O espetáculo “Spectrum” da associação de teatro e outras artes, criado e dirigido por Rui Pires, foi distinguido com o prémio de melhor encenação num certame dedicado a novos investigadores teatrais, que decorreu no centro internacional que está sediado na cidade espanhola de Sevilha.
Na edição deste ano, foi alcançado um recorde de participantes, estando a concurso 110 espetáculos, procedentes de 15 comunidades autónomas de Espanha e 11 países da Europa e América Latina. “Spectrum” já tinha anteriormente passado à fase final do certame, tendo o júri selecionado apenas seis espetáculos para se mostrarem em Sevilha.
Este festival internacional é organizado pela companhia “Atalaya”e tem como objectivo “contribuir para a investigação teatral e para o desenvolvimento de novas formas do fazer teatral em que se procura fugir do convencional e dos arcaicos convencionalismos e contribuir para que o teatro continue uma arte viva e em constante devir” refere em comunicado a associação de teatro e outras artes.
“Spectrum” é uma performance coreográfica multimédia, que estreou em setembro de 2023 no New Hand Lab, na Covilhã, tendo já sido apresentada em Bragança, Coimbra, Évora, Montemor-o-Novo, Serpa, Setúbal, Vila Praia de Âncora e San Sebastian (Espanha). O trabalho da Asta vai ser novamente apresentado no próximo dia 30 de Novembro, no cine teatro de Gouveia, e tem duas sessões agendadas para Janeiro de 2025 no teatro municipal da Guarda.