A região das Beiras e Serra da Estrela esteve em destaque no World Cheese Awards deste ano. Além de conquistar o título de melhor queijo do mundo com o Queijo de Ovelha Amanteigado da Queijaria Quinta do Pomar, na Soalheira, concelho do Fundão, a região viu outros 23 queijos serem distinguidos com medalhas e menções honrosas.
A competição reuniu os melhores queijos do mundo, tendo consagrado o da Quinta do Pomar, o melhor de todos. Para a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), um “feito histórico para Portugal e um motivo de grande orgulho” para a CIMBSE.
A distinção a nível internacional vem ainda colocar a região no mapa mundial, abrindo, de acordo com a comunidade intermunicipal, “novas oportunidades de mercado e promovendo o turismo gastronómico”.
A vitória nos “óscares do queijo” foi acompanhada de mais 23 distinções para a região. Medalhas de super ouro, ouro, prata, bronze e menções honrosas Great Taste foram entregues a outros queijos do Fundão, Seia, Gouveia e Celorico da Beira.
Reconhecimento que contribui também para a preservação do património cultural e gastronómico e contribui para a promoção da região atraindo turistas e compradores internacionais, aponta a CIMBSE.
A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.