A empresa municipal “Águas da Covilhã” vai avançar com trabalhos de requalificação das ruas Gago Coutinho e da Fonte da Quelha, na vila do Teixoso. Trata-se de um investimento de 133 mil euros que pretende minimizar o problema das perdas de água tratada e de inundações nesta zona da localidade.
Citado em comunicado, o presidente do conselho de administração da “ADC” refere que esta empreitada “tem como objectivo remodelar o colector de águas residuais que tem um diâmetro insuficiente, sendo substituído o actual sistema unitário, por um sistema separativo das duas águas, saneamento e pluviais”.
João Marques acrescenta que “para além da substituição do sistema de drenagem das águas residuais, vai proceder-se à substituição da tubagem para fornecimento de água para consumo humano, à substituição dos ramais domiciliários e o reforço de meios de combate a incêndio, através da construção de uma nova rede de distribuição mais eficaz e que vai originar uma menor perda real de água.”
O lançamento da obra contou também com a presença do presidente da união de freguesias de Teixoso e Sarzedo. António Carriço, refere que se trata de “um problema antigo, uma vez que o colector que existe não consegue fazer face a uma precipitação intensa num curto período de tempo”.
A obra tem um prazo de execução de 240 dias, o que pode levar pontualmente a condicionamentos de trânsito automóvel nas duas artérias. No entanto vai ser sempre garantido o acesso a moradores, utentes da IPSS e meios de socorro.