Em comunicado, a secretaria de estado sublinha que os projectos aprovados “totalizam um investimento global de cerca de 594 mil euros, a que corresponde um incentivo máximo, a fundo perdido, de cerca de 425 mil euros destinados à modernização de 77 estabelecimentos de micro e pequenas empresas de comércio a retalho localizados no parque natural da Serra da Estrela”.
Para além das candidaturas já aprovadas, encontram-se em ainda análise cerca de uma centena de projectos. O prazo para apresentação de candidaturas deveria terminar no próximo dia 10 de Fevereiro mas foi prorrogado por mais 30 dias.
Citado neste comunicado, Nuno Fazenda refere que “após o anúncio deste programa, no início de Janeiro, foi concretizada com rapidez e celeridade, a aprovação dos primeiros projetos, que começarão a ser pagos na próxima semana. É prioritário fazer chegar aos comerciantes da Serra da Estrela um importante apoio para a revitalização do seu comércio.” O governante acrescenta que a prorrogação de prazo vai permitir que “mais comerciantes possam usufruir deste apoio, num montante global de dois milhões de euros, para revitalizar a actividades comercial nos centros históricos” nos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.