A Banda da Covilhã assinalou este domingo, 1 de dezembro, 154 anos de história. Um dos destaques do aniversário foi a integração de dez novos músicos. Um reforço que eleva para 55 o número total de músicos da banda “nascida” em 1870.
Dez novos músicos, incluindo três pais de membros já existentes na Banda da Covilhã e dois jovens com apenas 10 e 11 anos de idade, são as novas admissões da associação musical, sediada na cidade covilhanense.
Além do reforço do corpo musical, a Banda da Covilhã recebeu ainda o apoio de três novos “padrinhos da música”, que vão contribuir para a formação de jovens carenciados, permitindo-lhes acesso a instrumentos e aulas na Academia de Música da instituição.
Destaques da comemoração dos 154 anos do grupo, que começou com uma eucaristia de ação de graças, seguida de uma homenagem aos músicos falecidos no cemitério da cidade.
As celebrações incluíram ainda um desfile pelo centro histórico da Covilhã e culminaram com um almoço de confraternização, onde o presidente da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, Carlos Martins, homenageou o presidente da direção da Banda, Eduardo Cavaco, “pelo seu trabalho dedicado à música e à cultura”.
As comemorações dos 154 da Banda da Covilhã terminam no próximo sábado, 7 de dezembro, com um Concerto de Gala no Teatro Municipal, sob a direção do maestro Carlos Almeida, subordinado ao tema “100% português”.