As duas colectividades ligadas à montanha reuniram na passada sexta-feira, 29 de novembro, em assembleia geral. Na Pousada de Juventude da Serra da Estrela, 11 sócios do Clube Nacional de Montanhismo aprovaram por unanimidade o ponto 1 da ordem de trabalhos.
O CNM – Clube Alpino Português, liderado por Lino Torgal, conta com um orçamento para o próximo ano de €118.255, para continuar a praticar as modalidades de desportos de inverno, como o Esqui Alpino e/ou Curling, por exemplo, a nível nacional e internacional, automobilismo, escalada, caminhadas, entre outras, e candidatar-se a apoios financeiros e logísticos, à FDI-Portugal, Município da Covilhã e Agência Nacional de Erasmus.
O presidente da direção em declarações à RCB, afirmou que apresentou um anteprojecto para poder realizar um investimento no Parque das Penhas da Saúde (1500 metros de altitude), submetendo candidatura ao programa Linha + Interior – Turismo, que, entre outros, irá contemplar a construção da sede no antigo espaço dos balneários do Parque de Campismo, a construção de 3 espaços comerciais, já com projecto e a beneficiação de todo o Parque, para conseguir realizar diversos eventos anuais.
No que diz respeito, ao ponto 2 da ordem de trabalhos, a RCB apurou também que, Lino Torgal aproveitou a oportunidade de informar os presentes, que já foi feita a renumeração dos sócios, que voltou a ultrapassar os 150, para além daqueles que têm quotas em atraso, que estão a ser contactados, para pagarem e poderem manter o mesmo número de associado.
Lino Torgal adiantou que o presidente da MAG, Jorge Simões, propôs um voto de louvor à direção, pelo trabalho desenvolvido, à qual foi aprovado por unanimidade, e questionou também o presidente da direção, sobre a evolução da página da internet do clube.
Ficou então a saber-se que a nova página on-line do CNM será apresentada no aniversário do clube, em março de 2025.
A colectividade festeja 72 anos, dia 24 desse mês.
Entretanto, ainda pela Serra da Estrela (Zona da Rosa Negra), o Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã, também realizou a sua reunião magna de sócios, no Parque de Campismo do Pião.
A assembleia geral teve a presença de algumas dezenas de sócios, onde foi feito o balanço dos três primeiros semestres do ano e analisar a situação económica e financeira do Clube de Campismo de Campismo e Caravanismo.
O dirigente Paulo Gomes, avançou à RCB que “apesar do clube apresentar um saldo positivo, o mesmo evidencia um ciclo de abrandamento na sua gestão corrente e a estratégica de longo prazo, nomeadamente pela diversificação dos serviços e pela melhor oferta do Parque de Campismo do Pião. Relativamente ao Plano de Actividades e Orçamento para 2025, o mesmo reflecte o aumento de algumas despesas correntes ao nível dos recursos humanos e gastos com energia, na qual haverá a necessidade de aumentar os níveis de receita, atraindo novos públicos e criando condições para um crescimento sustentável, tirando proveito do crescimento contínuo do turismo nacional nos últimos anos e da crescente atratividade do interior e da Serra da Estrela”. Afirmou.
Também a revisão dos estatutos do CCCC, mereceu a atenção dos associados, tal como, os regulamentos internos de funcionamento do Parque de Campismo do Pião.
Tendo em vista essa situação, Paulo gomes acrescenta que foi nomeada uma comissão “para análise e apresentação duma proposta de alteração dos mesmos no próximo ano”.
Os actuais órgãos sociais estão em final de mandato.
A direção liderada por João Catela (a RCB sabe que não irá recandidatar-se a novo mandato de três anos), apresentou ainda informação referente ao processo eleitoral, cujas eleições estão previstas para 22 de fevereiro de 2025 (triénio 2025-28).
O Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã, comemorou 52 anos, dia 27 de maio passado e tem sede social, na Rua 6 de Setembro, na Covilhã.
Por último, referir que o CCD Oriental de S. Martinho da Covilhã, vai reunir em assembleia geral ordinária esta sexta-feira, 06 de dezembro, às 21h, na sede social.
A direção de Francisco Mota vai apresentar, plano de actividades e orçamento para 2025, para ser analisado e votado pelos sócios.
O clube festejou 70 anos, em 29 de julho de 2024 e vai a votos dentro de dois/três meses.
O actual presidente não se recandidata.