O Aeródromo Municipal de Castelo Branco foi palco, esta terça-feira, 3 de dezembro, do lançamento da primeira pedra do novo hangar da TRMK Aeronautics. O projeto, um investimento privado de 1,34 milhões de euros com conclusão prevista para maio de 2025, destina-se à criação de uma Unidade de Manutenção e Desmantelamento de aeronaves da Dassault Aviation Business Services (DABS).
A nova estrutura terá 1.200 m² de área de hangaragem e 240 m² de armazém, permitindo à empresa de manutenção e desmantelamento de aeronaves, duplicar a sua capacidade atual em Castelo Branco e fazer, em simultâneo, a manutenção de dois aviões a jato Falcon e executar seis projetos anuais.
De acordo com Hugo Oliveira Ribeiro, diretor executivo da TRMK Aeronautics, o projeto “vem mudar o paradigma do setor aeronáutico em Portugal e, em particular, neste concelho”, criando oportunidades para fornecedores locais como carpintarias, serralharias e empresas de gestão de resíduos. Além disso, o novo hangar vai impulsionar a formação profissional na região, através de estágios e parcerias.
A TRMK iniciou a parceria com a Dassault Aviation desde o início de 2024, fazendo a manutenção das suas aeronaves num hangar protocolado entre a Câmara Municipal e o Aeroclube da cidade. A escolha de Castelo Branco para este investimento deve-se, segundo Hugo Oliveira Ribeiro, à “centralidade geográfica ao nível da Península Ibérica, com autoestrada que facilmente nos liga a Lisboa e a Madrid, as excelentes acessibilidades e a capacidade instalada no Aeródromo”.
Para o presidente da Câmara de Castelo Branco este investimento marca “uma nova etapa no desenvolvimento do Aeródromo Municipal”. Leopoldo Rodrigues diz que o projeto reflete o potencial de Castelo Branco enquanto local atrativo para empresas e investidores. “Os albicastrenses veem nascer mais uma empresa que se afirmará e que será motivo de atração de outras empresas”, acrescentou.
No âmbito da formação de profissionais qualificados, o IEFP de Castelo Branco é um dos parceiros do Cluster Aeronáutico, recentemente criado para reforçar a ligação entre empresas e entidades do setor. Jorge Diogo, diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, revelou que está em desenvolvimento uma secção dedicada à formação técnica aeronáutica, “replicando o que já acontece em Setúbal e Évora”. O objetivo é “criar oportunidades de melhoramento de competências” e contribuir para o crescimento económico e tecnológico da região.