O coletivo musical CRUA, formado por seis mulheres urbanas, lançaram recentemente um tema inspirado numa recolha musical tradicional do Fundão. A música “Moda da Tosquia”, que antecipa o álbum previsto para 2026, reinterpreta uma cantiga de trabalho e explora as raízes da tradição ibérica através de um processo criativo imersivo e experimental.
O tema lançado em novembro deste ano, é fruto de uma pesquisa realizada no Fundão. O registo de um homem a cantar enquanto tosquia, acompanhado pelo som rítmico das tesouras, foi a base para a criação da canção.
A partir desse material, o CRUA desenvolveu um trabalho coletivo, explorando a essência do registo em ensaios e num processo de experimentação sonora que os levou a habitar simbolicamente a experiência do tosquiador.
O resultado é uma composição que se move entre “o tangível e o intangível, o terreno e o sagrado”, evocando temas de trabalho, coletividade e vivência partilhada. A música foi lançada com um videoclipe realizado por Tiago Pereira e Abel Andrade, que reforça a ligação entre a música e as suas raízes culturais.
CRUA dedica-se a reinterpretar a música de tradição oral da Península Ibérica, explorando as suas dimensões culturais e afetivas. Guiado pelo som do adufe, o coletivo incorpora instrumentos como o bombo, timbalão, crivos e pandeiretas.