Já estão eleitos os melhores Bolo Rei do Fundão. A Padaria Nova, em Vale de Prazeres, foi a grande vencedora do concurso promovido pelo município fundanense, na categoria principal. Já a Arte e Doce, do Fundão, conquistou o Melhor Bolo Rainha e o Melhor Bolo Rei Inovação, com uma receita criativa onde o destaque é o pistacho.
Este ano, o concurso reuniu 15 bolos de pastelarias e padarias do Fundão e de outros concelhos vizinhos, mas os prémios acabaram por ficar para os participantes locais.
Ainda assim notou-se “um crescimento do número de bolos em participação” e “uma qualidade extraordinária” em todos eles, revela o vice-presidente da câmara, que fez parte da mesa do júri.
Para Miguel Gavinhos, “é muito importante esta valorização nesta altura, mesmo antes de começar a época natalícia, porque também ajuda a fazer a venda”.
No bolo rei tradicional, o vencedor foi a Padaria Nova, em Vale de Prazeres, que já tinha repetido o feito em 2021. As outras categorias – Bolo Rainha e Bolo Rei Inovação – contaram com o regresso da pastelaria Arte & Doce, no Fundão, que arrecadou as duas distinções.
Na inovação, com um bolo “recentemente apresentado no Fundão, com um produto também novo, que é o pistacho”, explicou o vice-presidente.
À mesa do júri juntaram-se duas professoras da Escola Profissional do Fundão, que levam a componente técnica à avaliação, e a Associação Comercial. A votação foi complementada com a apreciação do público, representando 40% da pontuação total.
Segundo revela Miguel Gavinhos, a votação do júri “esteve totalmente em linha com aquilo que foi a apreciação do público”, cuja participação é “relevante” para “não ficar a ideia de que existe alguma coisa já combinada”.
O papel do público é tão “importante” como a parte científica e as instituições que “puxam pela comunidade”, como a Associação Comercial e o próprio município.
Os melhores bolos rei do Fundão estão encontrados. Os prémios serão atribuídos na próxima terça-feira, 10 de dezembro, junto das pastelaria e padaria vencedoras.