“Já formalizámos a candidatura com a expetativa que possamos ter esse título e esse selo em 2025 para, claramente, alavancarmos mais este potencial turístico que é o Vila Madeiro.”
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Penamacor (CMP) trata-se de um trabalho de anos, que culminou esta semana com a formalização da candidatura.
“É um trabalho de vários anos que envolve não só o madeiro de Penamacor, mas todos os madeiros das nossas freguesias, aliás, a candidatura está como Madeiros de Penamacor, do ponto de vista imaterial, os usos e costumes associados, a gastronomia e a história”.
António Beites, falava na inauguração do Penamacor Vila Madeiro, o evento que este ano contou com a adesão de mais de 40 espaços, entre tasquinhas e pontos de venda de produtos regionais, artesanato e outros associados à época de Natal. A animação de rua e os espetáculos complementam o evento que decorre todos os fins de semana de dezembro, até ao Natal.
“O Vila Madeiro é um evento já enraizado, traz muita gente durante este mês de dezembro a Penamacor, são milhares de turistas que dinamizam a economia, o alojamento e a restauração. É para isso que os eventos servem e, obviamente, que o Vila Madeiro é uma marca já importante e que representa muito para as gentes de Penamacor.”
Um dos pontos altos do evento é este domingo, com a chegada à vila do madeiro que será deitado a arder na noite de 23 de dezembro e à volta do qual se reúnem, todos os anos, centenas de pessoas.