A nova directora técnica regional da Associação de Basquetebol de Castelo Branco concedeu, na passada semana, a primeira entrevista à RCB, desde que assumiu funções.
Núria Morgado de 42 anos, vem de Lisboa, para querer “ajudar os clubes do distrito a desenvolver cada vez mais o basquetebol na região, mormente no minibasquete, sem esquecer os restantes escalões”, disse, na altura, ao Jornal de Desporto da RCB.
A responsável, treinadora de Desporto de Basquetebol Grau III, com 20 anos de carreira, passando todos todos os escalões M/F, em diversos clubes a nível nacional, começou por dizer à RCB que ” gosto bastante de ter novos desafios, a minha vida enquanto treinadora estava um pouco estagnada, apesar de ter, este ano, feito o Curso de Grau III e pensei, porque não? e Castelo Branco, é um distrito tem um basket a ser desenvolvido cada vez mais e pensei que podia ser um bom desafio para mim”. Afirmou.
Núria Morgado acrescenta que ” neste distrito do Interior, está cada vez mais a ter esta modalidade como principal nos nossos jovens e isso é muito bom. É uma zona que está a ser muito bem desenvolvida e penso que, com a minha ajuda, pode ficar mais desenvolvida, com algumas novas ideias que tenho, e consigamos melhorar ainda mais o basquetebol em Castelo Branco (ABCB)”.
Quanto aos objectivos de mandato, refere que “temos que começar pela base, pois é, um escalão muito importante, tendo em vista, depois, o crescimento dos atletas para a formação e nos seniores. Portanto, o foco vai andar pelos jovens entre os 8 e 14 anos, para poderem estar mais vinculados à modalidade. Assim, o foco, vai ser no minibasquete. O próprio presidente da ABCB, Eduardo Dixo, pediu-me para desenvolver o máximo possível a modalidade na região. Portanto, o céu é o limite. Se pudermos fazer tudo o que nos propusermos seria muito bom, inclusive, levar as nossas seleções distritais de Sub 14 e Sub 16 M/F, a ter melhores classificações nas provas nacionais, ter mais atletas no minibasquete, ter mais equipas a praticar a modalidade, dentro do distrito, para além de Fundão, Covilhã, Castelo Branco e Tortosendo, para além, também, de ajudar as equipas seniores a terem uma forte componente competitiva nos campeonatos nacionais. Estes são, para já, os nossos objectivos”. Disse.
Nesta primeira fase do trabalho, a lisboeta Núria Morgado vai trabalhar entre Lisboa e Castelo Branco (ABCB), mas a curto prazo, a ideia passa por se transferir em definitivo para a nossa região.
Em termos de seleções distritais, os atletas que vão ser convocados em breve, irão aproveitar as próximas férias natalícias para começarem a treinarem, tendo em vista, a presença em abril de 2025, em Albufeira, na Festa Nacional do Basquetebol Juvenil – Sub 14 e Sub 16 M/F.
No que diz respeito aos treinadores/selecionadores, pode haver alterações nos nomes de quem vai orientar as equipas ABCB, pois “não há tempo a perder”, diz Núria à RCB.
Acrescentando que, “alguns nomes dos técnicos, vão ser alterados. Alguns por terem indisponibilidade de continuarem com as equipas, por terem outros projectos de vida, também, outros, que é preciso de facto, uma lufada de ar fresco e alguns, também vão continuar, claro, pois também queremos continuar a apostar na prata da casa. Quanto aos nomes, não vou divulgar, para já, porque alguns ainda não estão fechados”.
Por último, fica uma mensagem para os clubes da AB Castelo Branco.
“Podem contar comigo para aquilo que for necessário. Vou estar a acompanhar tudo, muito de perto, pois não quero ser uma directora técnica ausente, quero estar presente nas dificuldades dos clubes e não só, mas tudo aquilo que eles tiverem necessidade e precisarem da minha ajuda e conhecimento, pois, também sou treinadora há cerca de 20 anos, portanto, eu estou para eles. Vou trabalhar em conjunto com os clubes, para os ajudar nas lacunas que eles tenham necessidade. Portanto, podem contar comigo, podem contar com uma pessoa mais presente, o mais rapidamente possível e com certeza que vou estar presente em todos os pontos altos dos nossos clubes e é isso, podem contar comigo, para o que for”. Concluiu Núria Morgado à RCB.
Recorde-se que o mandato dos actuais órgãos sociais da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, termina em outubro de 2026.