A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) marcou presença no 2.º Encontro Gulbenkian Home Care, nos dias 10 e 11 de dezembro, onde apresentou o projeto “Aqui ao Lado”. A iniciativa, financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, visa transformar o apoio domiciliário a pessoas mais velhas, promovendo o uso da tecnologia para combater a solidão e melhorar a qualidade de vida.
Entre as 15 entidades de intervenção social que partilharam projetos inovadores no apoio domiciliário no “Encontro Gulbenkian Home Care”, em Lisboa, a Misericórdia do Fundão apresentou um projeto que, de acordo com a instituição, está a transformar a vida de 21 utentes daquele serviço de apoio domiciliário.
No âmbito do projeto “Aqui ao Lado”, a Santa Casa realizou visitas quinzenais aos utentes beneficiários, que consistiram em sessões de animação e acompanhamento técnico; dinamização de jogos de estimulação cognitiva em equipamentos tecnológicos como o tablet e telemóvel através dos quais realizaram videochamadas com familiares e amigos.
O impacto revelou-se transformador: pessoas mais velhas, que nunca tinham utilizado dispositivos digitais, agora compreendem o significado de “ter o mundo na palma da mão”, aponta a instituição.
Além disso, o “Aqui ao Lado” foi além das barreiras virtuais, promovendo o encontro presencial entre utentes que, apesar de viverem na mesma localidade, nunca se tinham conhecido. Atualmente, estes homens e mulheres do Fundão, Aldeia de Joanes e Lavacolhos encontram-se, telefonam-se e convivem regularmente, reduzindo os efeitos negativos da solidão.
Assim, a SCMF pretende dar continuidade ao projeto em 2025, garantindo que mais de duas dezenas de utentes continuem a beneficiar desta abordagem inovadora no apoio domiciliário.