Está a decorrer até dia 22 de dezembro, na cidade do Fundão, uma iniciativa que permite adquirir peças de roupa novas ou usadas em bom estado, em troca de alimentos. A “Boutique Social”, situada na Rua Dr. João Pinto, funciona das 10h às 18h00, oferecendo à comunidade a oportunidade de contribuir para uma causa solidária.
As peças disponíveis nesta “Boutique Social” foram doadas por entidades locais e pela comunidade através da Loja Social, com a uma pontuação associada a cada peça de roupa.
Para cada uma, basta entregar produtos alimentares com pontuação equivalente, e de acordo com uma tabela específica.
Produtos básicos, como sal ou feijão, equivalem a 1 ou 2 pontos, enquanto artigos como azeite (1L) ou ovos valem entre 18 e 20 pontos. Por exemplo, uma peça de roupa com valor de 10 pontos pode ser adquirida com cinco embalagens de feijão ou uma unidade de pasta de dentes.
Além de expor roupa de qualidade existente na Loja Social, o objetivo da iniciativa passa por obter produtos alimentares para conseguir apoiar o maior número de famílias carenciadas, bem como reutilizar e reduzir os resíduos têxteis, dando continuidade ao processamento e utilização adequada da roupa.
O projeto resulta de uma parceria entre a Loja Social, a ToBeGreen, Projeto Matriz E9G e Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão.