Dezenas de alunos e professores das escolas secundárias de Castelo Branco participaram numa “Viagem com Escritores”, em junho de 2002, organizada pela Alma Azul, e com o apoio dos municípios de Castelo Branco, Penamacor e Fundão; que se iniciou na aldeia de Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão, tendo como destino a Fundação Eugénio de Andrade, junto à Foz do Douro, no Porto.
Na sala da Fundação, os alunos, professores ou simples leitores de Eugénio de Andrade participaram numa conversa com o autor de quem se assinala em 2023 o centenário do seu nascimento.
São esses alunos e professores que a Alma Azul quer juntar a outros leitores no próximo dia 26 de março, às 16 horas, na Casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco, para uma partilha comunitária de 23 Poemas de Eugénio de Andrade.
A Leitura integra o Programa do Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2023, e conta com os apoios da junta de freguesia de Castelo Branco e da CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
De acordo com a produtora de Alcains, a Leitura do dia 26 de Março participam também convidados especiais como Ana Sofia Marçal, responsável da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, da Sertã; Dina Matos, responsável da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, do Fundão; o poeta argentino Luciano Jourdan, a deputada da Assembleia da República Portuguesa, Paula Custódio Reis; a professora Madalena Leitão, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, entre outros convidados; que partilharão 23 Poemas de Eugénio de Andrade, numa manifestação literária de promoção da Leitura.
O Festival A Língua Toda 2023 quer juntar a todos estes convidados alguns alunos e professores que em 2002 frequentavam o ensino secundário no concelho de Castelo Branco e estiveram presentes no encontro com Eugénio de Andrade, no Porto.
A inscrição destes alunos e professores deve ser realizada através do correio eletrónio da Alma Azul, ou do 928100653; até dia 1 de Março.
foto de Alma Azul: Eugénio de Andrade e a professora Celina Caldeira.