A região do Pinhal Interior vai receber um investimento de 45 milhões de euros, financiado pelo Programa Regional do Centro 2021-2027 (Centro 2030), com o objetivo de enfrentar os desafios demográficos, digitais e climáticos que afetam o território. O contrato de financiamento para a operacionalização da Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior é assinado esta terça-feira, 17 de dezembro.
A estratégia integra um conjunto de projetos transformadores que visam atrair e fixar população, dinamizar a economia local e promover a sustentabilidade ambiental.
O plano de ação prevê a implementação de seis programas e 20 operações, focados em quatro eixos estratégicos. Entre as prioridades estão a criação de condições para contrariar o despovoamento e o envelhecimento da população, o reforço da oferta de serviços digitais e a mitigação dos riscos associados à monocultura do eucalipto e à desertificação ambiental.
O projeto abrange 139 freguesias e uma população de cerca de 171 mil habitantes, distribuídos por 24 municípios, incluindo os territórios das comunidades intermunicipais da Beira Baixa e das Beiras e Serra da Estrela. Com esta intervenção, pretende-se atrair investimento, diversificar a economia e revitalizar um território que ocupa quase 20% da Região Centro.
A assinatura do acordo entre a autoridade de gestão do Programa Regional do Centro 2021-2027 (Centro 2030), as cinco comunidades intermunicipais da Região de Coimbra, Leiria, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, e ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, realiza-se esta terça-feira, às 10h00, na Pampilhosa da Serra.