A Coligação Democrática Unitária (CDU) do Fundão exige justificação pública para o abate de árvores na rua Conselheiro José Aves Monteiro, no Fundão.
Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, a CDU Fundão diz ter sido com “surpresa e preocupação” que registou, na semana passada, o abate de uma dúzia de árvores em todo o passeio lateral à Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade e Mercado Municipal, na rua Conselheiro José Alves Monteiro, na cidade do Fundão.
A CDU justifica a surpresa “dado tratar-se de majestosas e frondosas árvores, com bem mais de meio século, e que em nada davam sinais de representar perigo ambiental ou para a segurança pública”. Por outro lado, preocupação “dado o prejuízo que o seu abate representa para a biodiversidade, mitigação dos efeitos das alterações climáticas e beleza e estética do espaço público”.
Depois de recordar que este não é o primeiro, nem único, abate de árvores na cidade, “sempre acompanhado de explicações frágeis e pouco claras”, a Coligação Democrática Unitária do Fundão sublinha que as práticas de abate e mutilação “são a evidência de intervenções casuísticas e desgarradas e da falta de um plano de conversação e manutenção espaços urbanos arborizados”.
Para aquela força partidária, plantar e repor árvores, prevenir a doença, cuidar e tratar “é uma necessidade de todos os dias que exige resposta pronta e criteriosa”, conclui.