Realizam-se esta terça-feira, 17 de dezembro de 2024, as eleições para os órgãos sociais da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Dois candidatos avançam na corridas eleitoral: Guilherme Diogo e João Nunes, este último é o atual presidente da direção.
Os candidatos por ordem alfabética:
Guilherme Ramos Diogo, natural do Fundão, é candidato à presidência da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Estudante de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade da Beira Interior, Guilherme Diogo quer fazer “mais e melhor” pela Associação Académica da UBI. Como “cidadão desperto” para a importância da participação e do dinamismo cívico decidiu avançar na corrida eleitoral querendo inovar “que é ao mesmo tempo querer contribuir para o impulsionamento da região, procurando complementar lacunas que se tem vindo a arrastar ao longo do tempo”. Para o candidato, a Associação tem de ser um protagonista inequívoco do dinamismo cívico, cultural, desportivo e de empreendedorismo da Academia, da Covilhã e da Beira Interior. Afirma ser com entusiasmo e sentido de compromisso que assume a candidatura à presidência da AAUBI. encarando o ato eleitoral “com elevada expectativa” de que seja, para todos os estudantes, “um momento decisivo para o trilhar de um futuro mais ambicioso, de inovação e resiliência mas, acima de tudo, comprometido com a valorização da nossa Universidade e da região”.
João Nunes, o actual presidente da direcção da AAUBI, recandidata-se a um segundo mandato no cargo, faz balanço positivo do mandato que agora termina, sublinhando “o trabalho realizado para tornar a AAUBI mais próxima, inclusiva e dinâmica”. Entre os principais marcos do último ano destaca “o reforço da participação dos estudantes nos processos de decisão, a defesa dos seus direitos e a criação de novas oportunidades que marcaram de forma positiva a vivência académica na Universidade da Beira Interior”. O aluno, que está a frequentar o curso de mestrado em finanças e contabilidade afirma que “a experiência universitária vai muito além das salas de aula”, pretendendo “promover a união e a construção de um futuro melhor para todos os estudantes. Entre as prioridades para um novo mandato estão “a defesa de melhores condições de ensino, o dinamismo da vida estudantil, a valorização da região da Beira Interior e a preparação dos estudantes para os desafios do futuro”. João Nunes destaca ainda o compromisso de continuar a aprofundar o diálogo com os mais de 10.000 estudantes da UBI, garantindo uma associação que os represente, inspire e apoie: “esta candidatura é, acima de tudo, um compromisso. Vamos continuar a construir juntos, com energia, determinação e uma vontade pulsante de fazer a diferença”.
As eleições decorrem esta terça-feira em todas as Faculdades, Pólo de Desporto e sexta fase.
foto: da esquerda para a direita: Guilherme Diogo e João Nunes