O cónego José Miguel Barata Pereira, com raízes familiares no Fundão, foi nomeado hoje pelo Papa Francisco, o bispo da diocese da Guarda. José Miguel Pereira sucede, assim, a D. Manuel Felício, que apresentou o pedido de dispensa de funções em 2019.
Reitor do Seminário dos Olivais desde 2011, José Miguel Barata assume agora um novo cargo.
“Com raízes familiares no Fundão e tendo vivido momentos importantes do meu percurso vocacional nas Penhas Douradas e em Manteigas, descubro aí a mão de Deus que guia a minha história e me preparava para esta missão de novo bispo da Guarda, a que o Santo Padre, o Papa Francisco, acaba de me chamar e a quem manifesto a minha gratidão pela confiança em mim depositada”, afirma D. José Miguel Pereira na sua primeira mensagem dirigida à diocese.
D. José Miguel Pereira vem suceder a D. Manuel Felício, que, de acordo com a Agência Eclésia, “apresentou ao Papa o pedido de dispensa das funções de bispo da Guarda três anos antes de completar os 75 anos, idade indicada para formular o pedido de resignação”.
Com a nomeação do novo bispo da Guarda, o Papa Francisco aceitou também o pedido de renúncia de D. Manuel Felício ao “governo pastoral” da Igreja Católica na diocese, nomeado agora administrador apostólico da Diocese da Guarda até à tomada de posse de D. José Miguel Pereira, agendada para 16 de março de 2025.
Na mensagem oficial, o novo bispo refere que a Diocese da Guarda é a Igreja que é chamado a amar e servir, na certeza de que é o “Espírito Santo que guia e sustenta a Igreja”, na procura de “caminhos da configuração sinodal e missionária” e na “certeza de que é sempre a comunhão”, vivida “como unidade e diversidade”, que “constitui a bússola” a guiar “nos caminhos do Evangelho”.
D. José Miguel Pereira manifesta ainda vontade em percorrer “os caminhos da superação, da justiça e da reconciliação”, em contexto do Ano Jubilar, em 2025.
Além de reitor do Seminário Maior Cristo Rei dos Olivais, o novo bispo é atualmente secretário do Secretariado de Ação Pastoral, responsável pela formação dos Candidatos ao Diaconado Permanente, membro do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral Diocesano, e membro do Capítulo dos Cónegos da Sé Patriarcal.
D. José Miguel Pereira vai ser ordenado bispo na Sé da Guarda, no dia 16 de março, às 16h00.