A partir de 2 de janeiro, os centros de saúde da Covilhã, Fundão e Belmonte vão funcionar todos os dias, das 8h às 20h, incluindo fins de semana. Esta é uma das medidas do Plano de Inverno da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira, que pretende reforçar os cuidados primários e aliviar a pressão sobre as urgências hospitalares.
No âmbito do Plano de Inverno, a ULS da Cova da Beira vai implementar várias medidas com o objetivo de melhorar o acesso aos cuidados de saúde durante o período crítico das infeções respiratórias.
Além do reforço da vacinação para idosos e crianças, que já começou a ser feito, “uma parte importante do plano”, aponta o presidente da unidade local de saúde, “é passarmos a ter os centros de saúde abertos das 8h00 às 20h00, todos os dias, incluindo fins de semana”.
Uma medida que entra em vigor a partir do dia 2 de janeiro e que abrange os centros de saúde de Belmonte, Fundão e Covilhã.
A ideia é proporcionar um acesso mais próximo e rápido ao SNS, sem ter tudo concentrado num hospital.
“Nós vamos dizer às pessoas: olhe, é um verde ou é um azul, pode ficar aqui, mas o tempo de espera é X. Se for ali ao centro de saúde, o tempo de espera é menor. E, portanto, ou é logo atendido, ou marcamos logo uma consulta com ele. Portanto, serve para facilidade de toda a gente, para além do risco de levar, de facto, com uma infeção, ou de ficar contaminado com Covid ou com gripe, se não tinha gripe, uma vez que vamos estar nesse pico”, explica João Pedro Gomes, apontando que a ULS tem “os recursos todos”.
Ainda assim, outra das apostas da unidade de saúde são as consultas de telemedicina para todos os utentes, mesmo sem médico de família. O responsável explica que se trata de um projeto-piloto para “agilizar os tempos de espera”, seja via telefone, seja através de um médico que esteja à distância com o acompanhamento do enfermeiro de família”.
A ULS Cova da Beira, até ao momento sem pressão nas urgências, anunciou ainda a participação no programa de triagem “Ligue Antes – Salve Vidas” que integra de forma centralizada os sistemas de triagem e marcação de consultas.
Mas o presidente da ULS, enfatiza que a principal medida a tomar antes de todas as anteriores é recorrer à Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) para triagem inicial e encaminhamento adequado.