A Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) vai lançar em 2025 o programa “Voficina”. O projeto, que envolve idosos de IPSS na criação de peças artesanais sob curadoria de designers, faz parte de um plano mais amplo de dinamização territorial. A estratégia inclui também a criação de experiências turísticas imersivas e a consolidação de uma agenda anual de eventos para as Aldeias de Montanha.
O projeto “Voficina” pretende dar nova vida às tradições locais através da produção artesanal. A secretária executiva da ADIRAM, explica que, “sob a curadoria de um designer” a ideia é que os idosos das IPSS “continuem a fazer alguns dos trabalhos bonitos que já fazem, mas acrescentando mais inovação e criatividade” ao mesmo tempo que dão resposta às peças mais procuradas por turistas.
“Ou seja, trabalharmos o envelhecimento ativo com as IPSS, termos uma curadoria ao nível do design para as peças que vão ser feitas, depois essas peças são vendidas nos postos de turismo que queiram aderir, e o valor reverte na íntegra para estas IPSS”, avança Célia Gonçalves, em declarações à RCB, adiantando que o projeto vai começar por “dois ou três” projetos-piloto em instituições que ainda não estão definidas.
Outra das grandes novidades para 2025 é a atribuição do PROVER à Rede de Aldeias de Montanha. “Um instrumento financeiro que vai permitir ter uma atuação muito mais próxima das comunidades, das aldeias, vamos poder contratar recursos humanos, algo que até aqui não tínhamos, éramos uma equipa muito reduzida. E portanto, à semelhança daquilo que já acontece, e muito bem, com as Aldeias do Xisto e com as Aldeias Históricas, as aldeias de montanha vão ter pela primeira vez um PROVER, e portanto, tenho a certeza que há projetos que vão envolver ainda mais as comunidades e as aldeias”, aponta a secretária.
Projetos como a criação de novas experiências turísticas que valorizam o património material e imaterial das aldeias, como “aprender a fazer queijo ou criar peças em marroquinaria”, e ainda a consolidação de uma agenda anual de eventos a incluir algumas das iniciativas já consolidadas e apresenta-la nas próximas feiras de turismo nacionais e internacionais.
Refira-se que a ADIRAM abrange nove concelhos das Beiras e Serra da Estrela, entre eles o Fundão, Covilhã, Manteigas, Seia e Guarda.