A Universidade da Beira Interior (UBI) integra a Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), gerida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A RNCA reúne infraestruturas dedicadas à computação avançada existentes no país, promovendo o acesso a recursos de alto desempenho para investigadores e empresas.
A rede é composta por quatro centros operacionais que alojam plataformas computacionais de ponta: o Minho Advanced Computing Center (Deucalion e Bob), gerido pela Universidade do Minho e INESCTEC; o Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (LCA-UC); a Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD); e o Centro de Computação de Alto Desempenho da Universidade de Évora (HPC-UÉ).
Além destes centros operacionais, a RNCA inclui seis centros de competência e visualização, onde se encontra a Universidade da Beira Interior, juntamente com as Universidades do Algarve, de Aveiro, do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como o Instituto Superior Técnico. Estes centros destinam-se a apoiar a formação, a capacitação e o acesso às infraestruturas computacionais.
A RNCA integra ainda a rede europeia Euro-HPC, uma iniciativa que reúne a União Europeia e investidores privados para desenvolver a computação de alto desempenho no continente. O acesso aos recursos disponibilizados pela rede é feito através de concursos lançados pela RNCA ou pela Euro-HPC, sendo também possível apresentar pedidos específicos, cujos custos são calculados após a análise dos projetos.
Com a sua participação na RNCA, a Universidade da Beira Interior passa a oferecer acesso a uma infraestrutura de computação avançada que pode apoiar projetos científicos e tecnológicos de elevada complexidade.