A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu esta semana o Selo Estudante-Atleta do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), pelo seu trabalho no fomento de carreiras duplas. A distinção, válida até 2026, reconhece as boas práticas da instituição em promover a prática desportiva integrada no percurso académico.
Este reconhecimento destaca o compromisso da UBI em proporcionar condições que permitem aos estudantes-atletas alcançar elevados níveis de desempenho tanto nos estudos como no desporto.
De acordo com a instituição, em comunicado, a atribuição do Selo deve-se à existência de “regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas” que asseguram um “apoio estrutural efetivo” aos alunos que praticam desporto.
O Selo Estudante-Atleta é uma iniciativa do IPDJ que distingue instituições de ensino superior pelas suas boas práticas na articulação entre o percurso académico e desportivo dos estudantes.
Para a UBI, a distinção é “mais um estímulo ao trabalho contínuo de todos os envolvidos na promoção do desporto”, reconhecendo a dedicação dos estudantes-atletas, “o motor para a criação de melhores condições para a prática desportiva em contexto académico.”
Refira-se que, na região, também o Instituto Politécnico de Castelo Branco recebeu o mesmo selo, com 77 pontos de classificação.