Conhecido na Covilhã como “Colégio das Freiras”, a Fundação Imaculada Conceição, na rua Marquês d´Avila e Bolama, fecha portas no último dia de agosto de 2025. A decisão foi comunicada aos pais, esta sexta-feira, no decorrer de uma reunião na instituição supervisionada pela Congregação das Irmãs Doroteias.
No comunicado entregue aos encarregados de educação, os responsáveis da Fundação Imaculada Conceição apontam três razões para o fecho do colégio no dia 31 de agosto de 2025: “não conseguimos acompanhar, devidamente a animação desta missão, como Congregação, por falta de irmãs; as constantes dificuldades económicas dificultam a sustentabilidade e são necessárias intervenções significativas no edifício e este não é pertença da Congregação”, pode ler-se.
A congregação acrescenta “ser com imensa pena” que comunica a decisão do encerramento da Fundação
“Temos consciência do que isto significa para as pessoas que aqui trabalham e para as famílias, mas, dadas as circunstâncias, esta decisão é inevitável”, apontam.
Os pais envolvidos neste processo referem que “as justificações apresentadas, não convencem os pais, e leva-nos a crer que há algo mais do que aquilo que foi transmitido. Todas as soluções apresentadas pelos pais, não foram atendidas, pois dizem ser uma decisão irreversível”, frisa.
Refira-.se que aquela instituição de ensino tem 180 crianças e cerca de 30 funcionárias.
“Esta instituição faz parte da história da cidade da Covilhã e tem uma responsabilidade e um caráter importantíssimo na cidade, assim como na forma de ensinar, educar e formar as suas crianças”, concluem os encarregados de educação que defendem a necessidade do colégio continuar a funcionar.